Resenha/Comentário – Dezesseis Luas

Enrolei um pouco pra fazer a resenha desse livro pra aproveitar e falar da adaptação cinematográfica, e no fim acabei me enrolando e atrasando por causa da vida corrida. Mas mesmo assim, aqui vai o que achei do Livro e do Filme.

BEAUTIFUL_CREATURESDezesseis Luas (Caster Chronicles/ Beautiful Creatures #1)
Kami Garcia, Margaret Stohl
Galera Record – 490Pág

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece… Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. “

“Eu tinha 16 anos, estava me apaixonando por uma garota que não existia e estava ficando louco” – pag 13

“Homens. Vocês pensam que são o centro do universo. Talvez eu apenas goste daquele livro.” – Pag 96
“A história era uma merda às vezes.  A ente não pode mudar de onde é.  Mas ainda assim a gente não precisa ficar lá. A gente não precisa ficar preso ao passado (…)” – Pág 197

“É louco o que você vê quando não se está olhando.” – Pág 485

Em Gatlin todos se conhecem, todos são patriotas, antiquados, religiosos, pacata e normalmente chatos. Ou era isso que Ethan Wate achava até conhecer Lena.  Ethan perdeu a mãe em um acidente de carro, e o pai, pela perda da mãe, passa mais tempo em seu escritório que com o filho ou qualquer outra pessoa. Amma é quem cuida deles agora, como uma mãe. Ethan tem estranhos sonhos com uma garota, uma garota que ele nunca viu, até o rabecão preto do recluso da cidade deixar uma estranha garota na escola. Porém ele nem sabe o quão estranhas as coisas ainda vão ficar ao chegar perto dela.

O livro é muito complexo as vezes, pois somos apresentados a todo o mundo de Lena e dos conjuradores em meio ao romance dela com Ethan e a própria historia da cidade de Gatlin, além do fato de que Lena será escolhida pela Luz ou pelas Trevas em seu próximo aniversario. É um livro denso com muita informação para assimilar, porém de leitura fluida e rápida o tipico romance impossível e fantástico  Lena não é a garotinha fragil e bobinha que eu esperava encontrar nesse livro. Pelo contrario ela é muito irônica e as vezes até malvada com Ethan, e, a meu ver, ela foi muito bem interpretada no filme. Ethan… ah, ele já é um cavalheiro até bobo as vezes, mas ao longo do livro mostra o quanto é forte.  Gostei muito da questão tratada no livro em relação a como Lena é tratada pelas pessoas da cidade e como Ethan se esforça para não trata-la como os demais moradores da cidade. Como Ethan não quer ser mais uma das pessoas que moram em Gatlin e jugam Lena pela aparência e pelo que ouviram falar de seu tio.

Quanto ao filme, juro que gostei muito da adaptação, porém é claro mudaram bastante as coisas. Cortaram uma das cenas que eu mais gostava que era quando Ethan invade o escritório do pai, pra mim é a cena que mais mostra a força de Ethan. Também cortaram a música de Lena.  Não foi adaptada a comunicação por pensamento entre Lena e Ethan. O fato de Lena simplesmente ler o livro todo sozinha e Ethan ficar esperando. E claro a data do aniversario de Lena que foi alterada no filme.

Mas mesmo com tudo isso eu amei o filme, ficou maravilhoso, como filme. Adorei as cenas com o Mason, o quarto da Lena todo escrito (*—–*”) e a cena psicodélica de Ethan ficando louco tentando chegar a Ravenwood encantada por Mason. E mesmo tendo lido criticas sobre os efeitos especiais do filme, eu gostei muito da cena da mesa, da casa do Mason, dos efeitos dos olhos…

A série é composta por 4 livros, 3 já foram lançados aqui no Brasil, e até o momento ao que tudo indica Dezessete Luas (Beautiful Darkness) também vai virar filme. Só pra constar tenho que contar as 2 coisas que me fizeram ler esse livro. 1ª Florence and The Machine no Trailer! Ah, foi pedir para ser lido! Além claro da linda arte que se tornou o portão de Ravenwood. Espero em breve ler o próximo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: