Resenha/Comentário – Cinquenta Tons Mais Escuros

Depois de uma década de lido, finalmente a resenha da continuação de Cinquenta Tons de cinza.

 
CINQUENTA_TONS_MAIS_ESCUROS Cinquenta Tons Mais Escuros (50tons#2)
EL James – Intrínseca – Pág 512

“Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros.  Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.”

Depois de ter ficado traumatizada com 50 Tons (Sim, eu não gostei dele logo que li, e é comparado aos outros 2 é péssimo), demorei cerca de 3 meses pra pegar para ler esse livro. E juro, é ótimo! Quem desistiu no primeiro respire fundo e pegue o segundo.

O problema da série é que ela foi vendida como se foce pornografia, e no fim não é exatamente isso. O livro tem sim cenas pesadas, mas o foco dele muito dificilmente é isso. A coisa toda é bem mais o psicológico da relação de Christian e Ana e dos problemas dessa relação. O que um espera do outro, e os “limites rígidos” de cada um.

E é bem isso que vamos ver em Cinquenta Tons Mais Escuros, Christian percebe que Ana é mais importante para ele que seus limites, suas regras e seu controle. Mas ele poderá se livrar de seu passado? E mais ainda, de seus 50 tons?
Conhecemos algumas de suas ex-subs, e a relação que ele tem com elas. Entendemos mais como e porque Christian é assim e até onde vai a gravidade das marcas que ficaram nele.

No livro é abordada a relação que Christian teve com Elena (Msr. Robson) e como é a relação entre eles ainda.  Como foi a infância de Christian e porque ele é tão fechado e porque acha que não merece o amor da família, de Ana e até de si mesmo. E isso é mostrado logo no prologo do livro que foi é logo muito emocionante e mostra a mudança do tom do livro 1 para esse.

[!Spoilers!]Algumas cenas se destacam muito no livro, e não to falando (só) das sexuais: A cena que mais gostei no livro é o choque de Christian quando acha que vai perder Ana de novo. E também quando encontra Leila com Ana, e como ele cuida dela. Juro que entendi muuuuiiiitttooo o ciumes dela. E claro não posso deixar de falar de como quase morri do coração quando o Charlie Tango cai. E dos últimos capítulos do livro quando Elena é desmascarada pela Senhora Grey!

Tenho de comentar o quanto gostei também do emprego da Ana! Ela é assistente do editor, e futuramente editora, de uma editora de livros! Pra quem me conhece sabe que é o meu sonho de emprego! Outra coisa que gosto de ressaltar é como esse livro é mais rico em conteúdo, um pouco mais é, principalmente nas partes onde são sitadas musicas quanto na citação de livros e trechos de outros livros.

Mudando o rumo da conversa gostaria de comentar e esclarecer (até onde eu já entendi né) o fato de Cinquenta Tons ter começado como uma FanFic. Para quem não sabe FanFic é uma historia escrita por um fã baseada em um livro, filme, série que ele gosta. Muitas, como a de E L James, fogem e muito do original. Já outras são continuações de histórias (Como é o que eu escrevo em “Não Tão Breve”). Cinquenta Tons começou como uma fanfic de Crepúsculo com o nome de “Masters of The Universe” (Diga-se de passagem: Que titulo não?), onde Bella era uma estudante de Jornalismo e Edward um playboy charmoso. Resumidamente Bella era Ana e Edward, Christia. E a fanfic tinha todo o apelo sexual que a série tem. E como algo publicado na internet foi comprado e vendido pela editora? Por comunicações oficiais as historias tem um fundo parecido porém são completamente distintas. Já, pelo que dizem as más-línguas, 89% da obra publicada é igual a fanfic escrita por E. L. James.

 
Aproveitando pra mostrar as peças de 50 tons da minha coleção de “coisas” de livros:
182174_4285869828478_1484251554_n[1] 534052_4761656842856_1726760870_n[1]
Em fim pra quem não gostou do primeiro livro, vá ler o segundo. Garanto é bem, aliais é muito, melhor!

CINQUENTA_TONS_DE_CINZA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: