Resenha/Comentário – Em Chamas

Continuando as resenhas da série Jogos Vorazes. Li todos quase que continuamente, porém estou intercalando suas resenhas com os que li mais atualmente.
  Em Chamas – Suzanne Collins
  Rocco – 423 Pág

 Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

 

Jogos Vorazes termina com Katniss e Peeta voltando como vitoriosos do 74º Hunger Games, porém a dupla vitória na arena não foi bem aceita pela Panem. E embora Peeta e Katniss desejem voltar para casa e para suas vidas no Distrito12, muita coisa mudou enquanto eles estavam na Arena, neles e em suas vidas.  Peeta e Katniss agora são o casalzinho favorito do Capitol e são obrigados a manter a faxada dos “Amantes Desafortunados” durante o tour da Vitoria que passa por todos os Distritos. Porém ao desafiar a Panem, obrigando-os a declarar 2 vitoriosos, não esperavam colocar suas famílias, e todos os Distritos em risco.  E agora nem mesmo os vitoriosos estão a salvo dos Hunger Games.

 

Quando terminou o filme naquela linda viagem de trem de volta ao Distrito 12, eu juro que fiquei curiosa pensado “E agora? A sequencia vai ser outros personagens outros jogos?”, e acabei lendo mais por essa curiosidade que por qualquer outra coisa.

Nesse livro vemos mais como a Panem funciona, como ela controla os distritos com fome e violência e como mantem o povo do Capitol controlado, como bonequinhos sem cérebro.  Durante o tour da vitória a violência está sempre presente nos distritos, tornando as aparições de Peeta e Katniss grandes eventos transmitidos para o povo da Capitol mas momentos de tensão nos distritos. Após desafiar a Panem, Katniss se tornou o simbolo da resistência, e agora a Panem reforça ainda mais o cerco em cima dos Distritos. E em um golpe, a fim de acabar com os ditos “sobreviventes”, na 75ª edição dos Hunger Games os tributos serão escolhidos entre os vitoriosos provando que ninguém está a salvo. Assim os “Desafortunados Amantes do Distrito 12” estão de volta a arena e dessa vez correm contra o tempo.

É fácil fazer um comparativo sobre os cidadãos da Capitol e a nossa própria sociedade, e realmente pensar sobre as regalias que temos e quantos não passam fome para temos nossos superfuos. Um dos trechos do livro que mais mostra isso é quando Peeta e Katniss vão a uma festa no Capitol onde as pessoas comem até não conseguirem mais, e após vomitam apenas para tornarem a comer mais.  Nesse ponto você começa aperceber que o livro é muito mais uma critica social que apenas mais um romance.

Um outro ponto que achei interessante no livro é como Suzanne mostra a questão da experiencia pós traumática vivida por Katniss, onde ela não consegue ter um sono tranquilo por ainda reviver sua experiencia na arena. O que ela mostra no livro é muito parecido com o relatado por soldados quando voltam da guerra, achei um ponto muito interessante abordado.

O romance de Katniss por Peeta começa a dar sinais lindos e claros, atenção para o dia antes de eles voltarem a arena é realmente uma das minhas partes favoritas, e a que fez esse ser o meu livro favorito da série.

O segundo filme da série tem estreia prevista para 23 de novembro de 2013, deverá ser filmado na primavera deste ano nos Estados Unidos. Foram divulgados alguns dos atores que faram os vencedores/tributos da 75ª Edição dos Hunger Games, bem como outros personagens que terão uma participação mais forte no ultimo filme da série [aqui].

Livro Anterior:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: