Resenha/Cometário – Jogos Vorazes

Hoje a resenha é combo, pois vou aproveitar o livro para falar um pouco do filme também. Basicamente engoli essa série toda no inicio das férias e mais que um romance essa história é uma crítica a nossa sociedade atual e nos faz realmente pensar em como vivemos e como somos controlados.

 Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Rocco – 397

“Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

 

Conheci o livro pelo bum que foi sucesso dele, as pessoas falando dele, varias vezes como mais vendido, primeiro lá fora depois aqui no Brasil. Quando vi que iria sair o filme já estava louca para lê-lo e após vê-lo, bom eu não resisti e peguei para lê-lo. Já li a série toda então vou tentar segurar os spoilers, TENTAR!

No primeiro livro da série conhecemos muito pouco sobre a real estrutura da sociedade de Panem, pois o foco do primeiro livro é mostrar como é a vida no distrito 12, como é o sorteio dos tributos e por fim a brutalidade dos Hunger Games.

Vemos como a vida de Katniss é dificil, ela caça junto com o “amigo” Gale para não deixar a família passar fome, e o que não pode caçar troca por sua caça no mercado. As regas impostas pela Panem praticamente tentam matar cidadãos como Gale e Katniss, que, se não soubessem tirar alimentos da floresta (A qual pela Panem é proibido o acesso), morreriam de fome. E ao longo do livro descobrimos que isso realmente quase aconteceu, que se Katniss não tivesse assumido o lugar do pai, que morreu em um acidente nas minas de carvão, ela e toda sua família teria morrido.
Todo o livro mostra muito a relação entre Katniss e sua família, o amor que ela tem pela irmã quase que como uma filha para ela, e a raiva que tem da mãe que se ausentou após a morte do pai e por sua criação nunca foi tão “forte” como Katniss ou Gale.

Em todo o cenário de “contos de fadas” que vemos no Capitol, todo o luxo e riqueza, é fácil ver como até Katniss e Peeta ficam um pouco seduzidos  mas ao mesmo tempo vão perdendo o encanto vendo os treinos, como seus adversários não exitariam em mata-los. Eu juro que fiquei me perguntando esse livro inteiro porque eles não se reúnem e lutam, porém quando vemos como a arena é controla e manipulada, como a Panem basicamente escolhe seus campeões, vemos porque isso não é possível.

Katniss e Peeta são os tributos do distrito 12, e  na entrevista dos tributos com Caesar Flickerman o romance da história aparece: Peeta se revela apaixonado por Katniss. Porém ela não o corresponde, Katniss nunca se permitiu gostar nem mesmo de Gale por imaginar que amor levava a casamento, casamento a filhos e a realidade do Distrito 12 não permite que ela sonhe com isso. Porém como os Hunger Games antes de tudo são jogos de aparência, ela veste a fantasia dos “Amantes Desafortunados do Distrito 12”.

A Katnnis,  é muito fechada e é uma pessoa fria e dura, acho que a maior reação que vejo dela é pra se oferecer como tributo no lugar da irmã, e depois com Rue na arena.  E no filme a interpretação da Jennifer Lawrence  é bem como eu imaginei a Katniss. Ao mesmo tempo a admiro muito por ser forte e em alguns pontos até me identifiquei com ela, e adoro a habilidade dela com arco e flexa, e me emociono toda vez que leio/lembro/assisto a cena em que ela se oferece como voluntaria e quando ela canta para Rue.

Mas meu personagem favorito é o Peeta, a não tem como não gostar dele! Sim ele é meio bobo, e enquanto a Katniss é fria e até um pouco dura por tudo que passou na vida o Peeta não, ele tem uma moral e um senso muito forte. Por ser filho de padeiros teve uma vida mais “fácil” que ela, e em alguns pontos é até meio “cego” quanto aos reais propósitos da Panem, mas ao mesmo tempo quando ele fala… ele encanta, e ele vê as coisas de um jeito mais humano. E espero que o Josh Hutcherson consiga passar isso nos próximos filmes pois nesse primeiro foi realmente o que eu esperava dele.

Minha unica reclamação quanto ao filme é terem cortado algumas partes em que dava pra ver esse encanto em ouvir o Peeta falar, ele me pareceu mais um menino mimado e fraco. O que não é de todo mentira, ele é mais emocionalmente fraco que a Katniss, mas em fim isso fica mais evidente nos outros livros e espero que fique também nos filmes. A e claro mudarem a origem do broche do Monckingjay, em fim dá pra perdoar. Adorei as roupas malucas dos cidadãos do Capitol e são realmente bem malucas  como descritas no livro. E eu é claro me apaixonei por algo que li, quando a equipe prepara Katniss para sua entrevista e pintam chamas em suas unhas… Ah não deu outra, olhem o resultado:

Lembram do The Hillywood Show? Então eles fizeram uma parodia do filme também, vale muito a pena ver:

Em fim para quem ainda tem duvidas se quer ler ou não o livro veja o filme, não é tão bom quanto o livro (Juraa??) porém é um incentivo. Vi muita gente reclamando que é bobo e tudo mais. Talvez para quem não consegue fazer a ligações de um filme/livro como esse e o nosso mundo, com a nossa sociedade, seja mesmo um livro/filme bobo, porém livros e filmes não pensam quem pensa são os leitores e espectadores.  Nesse primeiro não vou fazer muito esse comparativo pois é spoiler de mais,  aguarde os próximos livros.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Resenha/Comentário – Em Chamas « A Place For My Mind

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: